Lojista: Conheça as vantagens dos Encartelados Brasfort para o seu negócio.

Por que?

Olá, inauguramos hoje essa seção do nosso site com o objetivo de trazer informações importantes aos atacadistas, distribuidores e principalmente aos lojistas do varejo fazendo uma ligação entre um produto específico e o negócio. Trataremos aqui a oportunidade de negócio que o produto traz, o público que procurará por ele, cuidados, dicas sobre exposição, estoque e a faixa de lucro do produto.

Quem escreve?

Para esta seção temos informações coletadas com parceiros, clientes, lojistas e especialistas de mercado como gerentes comerciais, representantes, engenheiros e profissionais de marketing. Especificamente este artigo quem escreveu foi nosso colaborador Rodrigo Lima, responsável pelo marketing da Brasfort, profissional graduado em marketing com MBA em publicidade e propaganda.

Foco em vendas: Encartelados Brasfort.

Buscando sempre inovar e aumentar a oferta de “mix” de produtos aos clientes, parceiros, distribuidores e lojistas, a Brasfort lança uma linha completa de ferragens encarteladas. A linha contempla parafusos, pregos, buchas entre outros produtos de grande giro e ótima margem de lucro para o lojista de varejo.

O produto

A linha de encartelados da Brasfort é formada por 70 itens diferentes, composta por pregos, parafusos fenda, parafuso philips, parafuso para máquina, parafuso para madeira, buchas, buchas para drywall, buchas para tijolo, abraçadeiras sem fim, fixadores de cabos, pitão, ganchos, escápulas, alfinetes, arruelas, rebites, tachinhas e kits de parafuso-bucha, parafusos-arruela-porca.

Oportunidade de negócio

Geralmente estes materiais são vendidos em lojas de ferragens a granel, porém, o uso de encartelados traz alguns benefícios e vantagens. A primeira é a apresentação do produto, que por estar em uma embalagem, torna-se mais atrativo e consegue impor um valor agregado maior ao produto, principalmente quando atrelado a uma marca já conhecida no mercado como a Brasfort, outro ponto a ser considerado é o auto-serviço: uma vez que os encartelados ficam dispostos em displays expositores, o próprio cliente pode procurar, pegar o que precisa e se dirigir diretamente ao caixa para efetuar o pagamento, ou seja o custo de venda/atendimento é reduzido, e o lucro real, do produto, é maior e o atendimento ligeiramente mais rápido, diferente da venda à granel, onde o cliente tem que primeiro esperar ser atendido e depois de pedir, deverá aguardar, pois o vendedor tem que procurar, contar ou mesmo medir o peso para somente depois passar o preço ao cliente.

É importante lembrarmos também que hoje existe uma legislação específica de proteção aos direitos dos consumidores onde é exigido que todo produto venha com embalagem contendo informações como composição, perigos ao utilizar, peso ou quantidade, garantia, validade, contato do SAC, entre outras informações (Lei 8078/1990). Os produtos vendidos a granel não têm essas informações o que as deixam passíveis de multas ao lojista em uma visita inesperada de auditores e fiscais do Procon. Com a venda em cartelas esse problema já não existe mais, pois todas essas informações obrigatórias estão dispostas nas embalagens.

Público do produto

A maioria do público deste produto é aquele que vai a loja sabendo o que quer comprar, pois precisa do item imediatamente para atender a uma necessidade, é a pessoa que acabou de se mudar e precisa pendurar quadros nas paredes, ou mesmo aquele que está fazendo uma pequena reforma e precisa de alguns parafusos ou pregos. É importante saber que há também uma parcela de clientes que compra por impulso, por dois motivos, primeiro que as cartelas visualmente são atrativas, as quantidades que são pequenas, a forma de expor ajuda e o preço dos itens são impulsionadores da compra. O outro motivo é que algumas pessoas podem comprar simplesmente para guardar a fim de atender uma necessidade futura, pois, como vem em cartela fechada, fácil de guardar em qualquer lugar.

Cuidados

O lojista deve apenas ter o cuidado de sempre ter disponível no seu expositor os itens de maior giro como prego, parafusos e buchas. Outro ponto é o cuidado com o visual do seu expositor, ele deve sempre estar limpo e cheio, não deixe espaços com produtos faltantes para o lojista pode perder venda simplesmente porque o produto não estar ali exposto para o cliente.

Exposição

A exposição dos encartelados deve ser feita em corredores da loja em uma seção específica determinada pelo lojista para este tipo de item ou mesmo próximo aos caixas para facilitar a compra por impulso. A Brasfort tem modelos de expositores de mesa e chão para a linha de encartelados, converse com seu fornecedor/distribuidor para saber como obter os seus expositores.

Estoque

Por serem de metal, este tipo de produto, mesmo que embalado, necessita ser armazenados em locais secos, longe da umidade e de fácil acesso por se tratarem de produtos de alto giro. A manutenção da quantidade em estoque é simples e de fácil percepção uma vez que os expositores tendem a se esvaziar.

Margem de lucro

O custo e claro o preço final dos itens varia bastante de acordo com o produto e a quantidade que vem em cada cartela, mas a média em geral, é de 45 a 70% em cima do custo pago no distribuidor/atacadista. Essa variação de 25 pontos percentuais se dá por conta de que cada loja tem um custo para compor seu preço final, envolvendo custos fixos e variáveis com estrutura e atendimento, custo da retenção do cliente, investimento em propaganda e claro a praça que a loja atende. Para mais informações sobre geração de preços recomendamos que o lojista busque o auxílio de um consultor do Sebrae.

Os encartelados da Brasfort podem ser encontrados nos melhores atacadistas e distribuidores, veja onde encontrar aqui.

Conheça a linha toda dos encartelados da Brasfort clicando aqui.
Consulte um representante para obter mais informações.

Precisa de ajuda?